WordPress – Tudo O Que Você Realmente Precisa Saber

Apesar de ser cada vez mais usado e estar presente na vida de muita gente, nem todo mundo sabe direito o que é WordPress.

Vejo muitas pessoas que querem ter seu próprio blog, mas, por falta de informações disponíveis, acabam esbarrando na ideia de que WordPress é muito complicado e que só quem entende de programação consegue usar.

Por isso resolvi escrever esse artigo com definições bem simples e diretas, para que mesmo quem não tenha muita intimidade com esse ambiente, mas queira ter seu próprio blog, veja que isso é possível para qualquer um. Continue lendo para saber tudo o que você realmente precisa saber sobre WordPress sem enrolação.

O que é WordPress?

wordpress-blog-integration

É uma plataforma completa e muito poderosa para publicação pessoal, seus principais focos são no layout e na usabilidade. Tem funcionalidades que tornam sua experiência de publicação fácil, agradável e possível, sendo acessível para quem não tem nenhum conhecimento técnico nessa área.

É hoje a maior plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do mundo, e tem quase 70% do mercado.

É 100% gratuito, desenvolvido por muitos colaboradores, é um software livre, com código aberto para colaboração de qualquer um que queira consultar, examinar ou até modifica-lo para promover melhorias na plataforma.

Estou preparando um artigo com o passo a passo para você criar seu blog do zero no WordPress. Em breve vai estar aqui no blog.

Veja a lista abaixo com os principais pontos que realmente importam para quem está conhecendo WordPress  agora: 

Instalação

wordpress-installation

O WordPress é disponibilizado em duas versões, uma para download e outra online, ambas são gratuitas A versão online dispensa a contratação de empresa de hospedagem e registro de domínio próprio.

Mas para ter um blog profissional, a versão para download é a indicada, pois com ela seu blog terá domínio próprio (exemplo: www.novamentedigital.com.br) e até contas de e-mail com seu próprio domínio (exemplo: contato@novamentedigital.com.br).

Em ambos os casos a instalação é simples e não exige conhecimentos técnicos.

Temas

themes

O tema de um blog é a sua aparência, cada tema tem seu conjunto de recursos, funções e configurações que permitem que você deixe seu blog com o visual que você quiser.

Há temas gratuitos e pagos, entre os gratuitos, há ótimas opções para quem não puder gastar com tema agora, os recursos são mais limitados e o seu blog corre o sério risco de ficar com um visual comum, já que muita gente usa temas gratuitos. Dedique um tempo para pesquisar e testar várias opções até encontrar uma que atenda às suas necessidades iniciais.

Já os temas pagos costumam ter mais recursos, opções de layout, são mais fáceis de configurar, o que facilita muito a vida de quem está dando seus primeiros passos como blogueiro. Investir em um bom tema não custa muito e pode fazer a diferença no layout do seu blog.

Responsividade é outro fator importantíssimo na hora de escolher um tema, pois os leitores podem acessar seu blog usando computador, tablete ou celular, e seu blog tem que responder bem independente do equipamento usado pelo visitante.

 Segurança

wordpress-security

Em ambiente virtual, a segurança não dá para ser ignorada, e com seu blog não será diferente.             

O WordPress é muito confiável e seguro, mas, sejamos sinceros, nada é a prova falhas, são lançadas muitas atualizações a cada ano e a maioria dessas melhorias focam na segurança do sistema.

Muitos profissionais trabalham nos testes de segurança. Milhões de usuários no mundo inteiro dão feedbacks sobre a segurança do sistema.

O grande problema que nem todos os donos de blogs mantêm seus sites atualizados, versões obsoletas oferecem maior risco de serem invadidas mais facilmente. A cada nova versão, problemas são resolvidos e melhorias são implementadas, então a responsabilidade é nossa de manter as versões sempre atualizadas.

 Para finalizar, vou lhe dar a minha opinião pessoal sobre o WordPress.

Meu primeiro contato com criação e configuração de blogs é recente, mas minha experiência é muito positiva.

Sinceramente não tive grandes dificuldades, quando configurei meu primeiro blog, não tinha nenhuma (quando digo nenhuma, é nenhuma mesmo) noção de como fazer, mas fiz algumas pesquisas, vi uns tutoriais e deu tudo tão certo que cá estou com meu segundo blog no ar e sem nenhum trauma!

Espero que você se anime e entre de vez no mundo dos blogs também!

Deixe um comentário abaixo caso tenha alguma dúvida. Diga o que achou do artigo, sua opinião é muito importante pra mim.

Abraço e Sucesso!!!!!!!!

Eu Sou Ângela Aguiar E Quero Lhe Ensinar A Montar Seu Negócio Online Totalmente Do Zero E Com Baixo Risco.

Ângela Aguiar

Empreendedora digital, casada e mãe. Trabalhei muitos(muitos) anos no mercado tradicional mas descobri no Marketing Digital a oportunidade de realizar um trabalho que me permite construir uma carreira sólida, ajudar pessoas com meu trabalho, ser muito bem remunerada e conseguir exercer a minha maior felicidade: estar presente na vida diária do meu filho e acompanhar de perto seu desenvolvimento.

Website:

2 Comentários

  1. Marta Rejane

    Conteúdo resumido e esclarecedor.
    Gostei muito.

    • Ângela Aguiar

      Oi Marta, a ideia é essa mesmo. Conteúdo direto e sem enrolação!
      Volte sempre!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *