Marketing X Marketing Digital – O Que É Cada Um Deles

Oi, tudo bem?

Seja bem-vindo a mais um artigo! 

Com certeza você já deve ter ouvido falar em Marketing e, agora mais recentemente, em Marketing Digital, mas você sabe quais as diferenças entre eles? Acha que são a mesma coisa?

Pois bem, continue lendo e você vai aprender da forma mais simples e direta possível, o que é cada um deles, quais as principais diferenças e como eles estão presentes na nossa vida cotidiana.

Continue comigo!

Mesmo que você ainda não saiba os conceitos de Marketing e Marketing Digital, com certeza você convive com ele desde criancinha, nas propagandas de TV, anúncios em rádios, jornais e revistas, em outdoors…

A Wikipédia define marketing como o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Para simplificar… marketing é o conjunto de atividades orientadas a entender e atender as necessidades do cliente.

No modelo tradicional de marketing, os clientes são atraídos de forma incisiva através de telemarketing, mala direta, spam, outdoors… enfim, todo jeito possível de mostrar uma marca ou produto. É uma abordagem efetiva, mas que por muitas vezes se torna cansativa para o consumidor.

Já o marketing digital é um modelo de marketing surgido bem recentemente como uma adaptação às mudanças de comportamento do consumidor.

Definido pela Wikipédia como sendo ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. 

O marketing digital usa técnicas desenvolvidas com o objetivo de educar e criar um relacionamento com os consumidores. A intenção é a mesma do marketing tradicional que é a venda, mas se trabalha a marca de forma diferente e mais voltada para o relacionamento com o cliente. Através da geração de conteúdo relevante que educa o cliente para gerar autoridade para a marca, o cliente é auxiliado no processo de compra.

O relacionamento continua sendo alimentado mesmo depois que a venda é finalizada, fazendo desse cliente a parte mais importante do ativo da empresa.

É só observar um pouco e você pode ver como as empresas estão migrando suas ações de marketing dos panfletos, outdoors, TVs e rádios para a internet.

Veja o infográfico bem simples que criei para ajudar você a visualizar as principais diferenças entre esses dois modelos de marketing:

Mkt Digital x Mkt Trad_Infográfico

Além do que eu mostro no infográfico, e do fato que cada vez mais pessoas estão conectadas e passando mais e mais tempo online, quero falar sobre algumas vantagens que o marketing digital tem:

 Sem Limites Geográficos

globo

Qualquer empresa pode alcançar um cliente em qualquer lugar do mundo se estiver em ambiente virtual, não há as limitações geográficas e de custo que impactam as ações de marketing como outdoors ou anúncios em jornais. Por exemplo, mesmo que a sua empresa atue aqui no Brasil, com marketing digital você consegue divulgar sua marca e seus produtos para um cliente que esteja em qualquer outro país.

 Métricas

metrics

Sem dúvidas, um dos pontos que tornam o marketing digital mais importantes nos dias de hoje.

Quantas pessoas visitaram seu site, quantas clicaram nos anúncios, impacto das campanhas, conseguimos medir quase tudo na internet. E todos esses dados são importantíssimos para você entender melhor seu cliente e suas necessidades, assim vai ser mais fácil otimizar suas campanhas e ações de marketing.

 Segmentação

segment

Como é possível saber e entender o comportamento dos clientes através das métricas, se torna bem mais fácil para as empresas direcionar suas ações de marketing para o seu público-alvo. Os anúncios e campanhas tem um foco definido e pessoas que não fazem parte desse grupo, não são importunadas com a presença insistente de propagandas, marcas e produtos que não lhe interessam.

 Engajamento

engajamento

Com o marketing digital a comunicação passou a ser uma via de mão dupla. O relacionamento com os clientes é real, permite que as empresas sejam mais atuantes na vida das pessoas, não apenas tentando vender, mas gerando conteúdo, valor e educação para seus clientes.

 Agilidade

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Na internet tudo acontece muito rápido, é possível acompanhar as reações dos clientes em tempo real. Corrigir o rumo de uma campanha ou ação equivocada é bem mais fácil e pode ser feita quantas vezes for necessário. Sem dúvida nenhuma, a vida dos profissionais de marketing (dos ainda-não-profissionais também) ficou bem mais fácil com o marketing digital. Então vamos todos aproveitar seus inúmeros benefícios.

Para concluir, eu quero sugerir algumas fontes extra para que você aprenda mais sobre marketing. São dois livros e dois filmes que vão facilitar muito seu aprendizado:

Livros

A Vaca Roxa: como transformar sua empresa e ganhar o jogo fazendo o inusitado.

De Seth Godin, uma obra inesquecível e um dos livros mais clássicos sobre o assunto.

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Let’s Elevate

Escrito por Ramon Tessmann, esse livro já tem impactado empreendedores de todo o país.

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  Filmes

A Rede Social (The Social Network) – 2010

A Rede Social é um filme sobre a fundação do Facebook e seus desdobramentos e prova que não é possível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos.

O Lobo De Wall Street (The Wolf of Wall Street) – 2013

O filme é adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, que no Brasil ganhou o nome de “O Lobo de Wall Street”. Belfort (Leonardo DiCaprio) foi um corretor de títulos da bolsa norte-americana que entrou em decadência nos anos 90. Sua história envolve o uso de drogas e crimes do colarinho branco.

Espero que esse artigo seja útil para você. Se tiver alguma dúvida, me fala nos comentários que eu vou responder com muito prazer!!

Abraço e Sucesso Sempre!

Eu Sou Ângela Aguiar E Quero Lhe Ensinar A Montar Seu Negócio Online Totalmente Do Zero E Com Baixo Risco.

Ângela Aguiar

Empreendedora digital, casada e mãe. Trabalhei muitos(muitos) anos no mercado tradicional mas descobri no Marketing Digital a oportunidade de realizar um trabalho que me permite construir uma carreira sólida, ajudar pessoas com meu trabalho, ser muito bem remunerada e conseguir exercer a minha maior felicidade: estar presente na vida diária do meu filho e acompanhar de perto seu desenvolvimento.

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2 Comentários

  1. Marta Rejane

    Muito boa a explicação. Parabéns.

    • Ângela Aguiar

      Obrigada Marta!
      Volte sempre!!

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