As Principais Características Do Empreendedor – Saiba Se Você É Um

 Oi, tudo bem? Seja super bem-vindo a mais um artigo!

Hoje vamos conversar um pouco sobre as principais características do empreendedor. Quais as principais habilidades que podemos desenvolver para nos tornar pessoas empreendedoras? Continue lendo para descobrir também os principais mitos sobre o perfil do empreendedor.

As Principais Características Do Empreendedor - Saiba Se Você É Um

A Wikipédia descreve empreendedorismo como o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. Está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Já o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empreendedor de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

 Dados Importantes

Algumas pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostram que o conhecimento técnico de administração do negócio não é o principal fator que leva ao sucesso. Nossos próprios comportamentos, características e atitudes, são muito mais importantes do que se imaginava até pouco tempo atrás.

Você sabia que aqui no Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental? Já nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior. Quanto mais alto for o nível de escolaridade de um país, maior será a proporção de empreendedorismo por oportunidade. Somos o terceiro país mais empreendedor entre os 54 pesquisados pelo Global Entrepreneurship Monitor em 2011.

 Mitos

O empreendedor já nasce pronto e não é possível se tornar empreendedor – Eu sou totalmente contra os rótulos e limitações. Acredito que somos capazes SIM de aprender qualquer coisa e desenvolver qualquer habilidade, dependemos apenas do quanto realmente queremos algo e estamos dispostos a investir nosso tempo e nossa energia. A prova disso é a quantidade de pessoas que depois de perderem seus empregos resolvem empreender. Sempre em períodos de crise econômica, quando o desemprego cresce, nascem novos negócios e novos empreendedores.

Todo empreendedor é jovem e tem que inventar algo incrível – Cada vez mais vemos pessoas de todas as idades, diversas áreas de atuação e experiências profissionais empreendendo. Essas pessoas aproveitam as oportunidades e tomam as atitudes corretas. Não ficam se lamentando diante do desemprego nem se achando incapazes, tomam a iniciativa, aprendem o que for preciso para tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio lucrativo.

Todo empreendedor sonha em ser milionário – O que mais motiva um empreendedor é o desejo de criar algo novo, que ajude as pessoas a ter uma vida melhor. O dinheiro é uma das consequências. Aqueles que têm o dinheiro como principal ou única motivação não vão muito longe pois não criam negócios sustentáveis.

O empreendedor precisa correr muitos riscos – Os empreendedores costumam ser mais conservadores por que investem seu próprio dinheiro. Claro que todo negócio tem seus riscos, o empreendedor está sempre tentando se preparar para fazer seus investimentos de forma segura e consciente.

 Algumas Características Do Empreendedor

Agora vou listar para você algumas habilidades que eu considero as mais necessárias para um empreendedor, são elas:

Autoconfiança

Segurança em você mesmo. Ter uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho, confiança em saber fazer alguma coisa e de fazer bem feito, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades. Agir com firmeza e determinação, sabendo se impor diante das [muitas] opiniões contrarias que terá que enfrentar.

Automotivação

É um sentimento que incentiva a ação correta. É fazer acontecer sem depender de “empurrão” de ninguém. Você é o que é, pois encontra motivos dentro de si para alcançar seus objetivos, age de acordo com o que tem que ser feito. Alguém automotivado não espera acontecer, corre atrás do que quer.

Flexibilidade

Essa é indispensável! Temos que estar preparados para recomeçar se algo [ou tudo] der errado. Por mais difícil que possa ser, temos que estar abertos para rever posições, mudar de opinião, ceder, reconhecer quando erramos. Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima sempre que necessário!

Criatividade

Vamos combinar, sem criatividade não dá! Precisamos encontrar soluções para os problemas que [sempre] surgirão. Precisamos enxergar algo novo, encontrar novos caminhos e criar novos processos, novas formas de fazer a mesma coisa. Aumentar sempre o valor agregado do que entregamos aos nossos clientes. Cada vez mais precisamos nos destacar e para isso é necessária muita criatividade.

Energia

Muitas e muitas horas de trabalho, ideias e muita dedicação. O empreendedor não mede esforços para conquistar seu objetivo. Trabalha firme enquanto seus amigos se divertem, produz enquanto os outros descansam e sabe que tudo vai valer a pena. Os frutos virão inevitavelmente para quem se mantiver firme em seus propósitos.

Resiliência

É a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas como choque ou estresse mantendo o equilíbrio psicológico. Ou seja… é extremamente necessário desenvolver essa habilidade para sobreviver no mundo de hoje.

Perseverança

O sucesso só acontece para quem não desiste. É preciso se manter de pé diante dos desafios, com firmeza para continuar até que dê certo, que você chegue aos seus objetivos. Desistir jamais!

Com esse artigo eu quero deixar claro que TODOS somos capazes de ser empreendedores. Não importa a idade, sexo, profissão ou formação. O único fator limitante é você mesmo e suas crenças sobre suas capacidades.

Há os que já nascem com algumas das habilidades que citei acima. Outros precisam desenvolvê-las ao longo da vida, o que me estimula muito. Já pensou como seria sem graça se já nascêssemos prontos, completos de fábrica? Deus me livre! Adoro a ideia de poder me reinventar, aprender, desaprender, recomeçar quantas vezes eu precisar sempre em busca da melhor versão de mim!

E você, deixe um comentário me dizendo o que acha!

Grande abraço e sucesso!!!!!

 

Eu Sou Ângela Aguiar E Quero Lhe Ensinar A Montar Seu Negócio Online Totalmente Do Zero E Com Baixo Risco.

Ângela Aguiar

Empreendedora digital, casada e mãe.
Trabalhei muitos(muitos) anos no mercado tradicional mas descobri no Marketing Digital a oportunidade de realizar um trabalho que me permite construir uma carreira sólida, ajudar pessoas com meu trabalho, ser muito bem remunerada e conseguir exercer a minha maior felicidade: estar presente na vida diária do meu filho e acompanhar de perto seu desenvolvimento.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *