7 Dicas Para Trabalhar Em Casa

Oi, tudo bem com você?

Já pensou em começar o dia de trabalho sem ter que enfrentar horas de trânsito caótico, a violência das ruas, sem ter que sair na chuva, nem ficar paranoico com medo de se atrasar? E eu falo apenas dos que eu considero os piores entre outros tantos desafios que eu poderia listar aqui.

Hoje venho falar de uma das soluções possíveis para acabar com esse sofrimento todo:

TRABALHAR EM CASA

Businessman Stretching While Working on His Laptop --- Image by © Royalty-Free/Corbis

Mas leitor amigo, um dos pilares do nosso relacionamento é a sinceridade. E eu não vou mentir para você:

Esse desejo pode começar como um sonho, mas depois pode se revelar um verdadeiro pesadelo.

Calma, calma. Com esse artigo eu não quero destruir seus sonhos e sim mostrar como enfrentar as muitas dificuldades que precisam ser superadas, para que aí sim, você possa desfrutar dos reais benefícios de se trabalhar em casa.

Continue lendo pois nesse artigo eu vou lhe contar como eu fiz, e ainda faço, para conseguir trabalhar em casa de forma produtiva.

Para começar, preciso que você entenda que trabalhar em casa é muito bom sim, MAAAAS fazer a transição entre trabalhar fora e começar a trabalhar em casa, não é muito fácil (para falar a verdade mesmo, é difícil demais) e muita gente desiste logo no começo. Mesmo se você não trabalha e quer começar a fazer alguma atividade para ganhar dinheiro em casa, não se iluda que também não vai ser fácil não.

A gente logo pensa em como é bom ficar em casa, se livrar do ônibus, do engarrafamento, ter flexibilidade nos horários, ficar de olho nos filhos e na casa, se alimentar melhor, ter mais tempo para se cuidar… e tudo isso é bom mesmo mas para conseguir chegar ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional é necessário conhecer e se preparar para superar algumas dificuldades.

Há duas formas de se trabalhar em casa, uma é se você trabalhar em uma empresa que adote o home office, e que permita que seus funcionários trabalhem parcial ou totalmente de casa, desde que obedeçam às regras da empresa. A outra forma é você montar seu próprio negócio, e como esse é o meu caso, me sinto mais à vontade e tenho mais autoridade para falar com você sobre essa opção.   

O primeiro passo para conseguir trabalhar em casa é mudar sua mentalidade, entender que sem um patrão e colegas para lhe monitorar, a sua responsabilidade é muito maior. VOCÊ é o patrão e chefe de si mesmo.

Eu sou a prova viva do desafio que é conseguir isso. Passei vários meses tentando, errando, me desesperando, me decepcionando até que parei para avaliar bem como eu estava agindo, quais erros eu estava cometendo, o que precisava fazer para corrigi-los e, o que eu considero o mais importante, saber a minhas limitações. Isso mesmo, todos somos diferentes e o que é difícil para mim, pode ser fácil para você. Não dá para imitar exatamente as técnicas que os outros usam, eu estudei vários relatos e as sugestões de várias pessoas, vi o que era possível para mim e criei a minha forma pessoal de fazer. Sugiro que você faça o mesmo com as dicas que eu vou lhe passar. Elas são frutos da minha experiência pessoal, de como eu lido e as soluções que encontrei para superar esse desafio, que vejo muita gente não dar a importância merecida.

Para lhe ajudar nesse processo, eu separei algumas dicas que eu uso no meu dia a dia e que são muito simples. Espero que você goste e que faça delas um ponto de partida para criar sua própria maneira de superar esses desafios.

1 – DEFINIR ONDE VOCÊ QUER CHEGAR

Target

Com certeza você já deve ter ouvido a frase: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. É impossível ignorar esse passo, saber exatamente onde você quer chegar, quais objetivos quer atingir é o combustível que vai lhe mover.

Trace metas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e realistas, que não sejam muito fáceis, mas sejam atingíveis. Reveja e ajuste suas metas sempre que necessário e quando conseguir atingir uma delas, festeje, comemore e passe para a próxima meta mais alta.

Suas metas devem depender de você, outras pessoas podem lhe ajudar, mas seus resultados devem estar sob seu controle e que você consiga medir se está progredindo ou não, defina uma data limite para cada uma.

2 – SAIBA O QUE PRECISA SER FEITO PARA ATINGIR SUAS METAS

three-steps-e1412973303266

Agora que você já sabe onde você quer chegar, é hora de definir o que é preciso fazer para atingir cada uma das suas metas.

Você precisa saber quais recursos vai usar e quanto será necessário investir.

Por exemplo, para o blog Nova Mente Digital, eu precisei registrar o domínio e hospedar, também comprei um tema profissional. Tive que ver os preços de cada um, pesquisar as melhores opções do mercado e colocar tudo isso na ponta do lápis.

Avalie também se você tem todo o conhecimento necessário para colocar seu projeto em prática, muita coisa você pode aprender com blogs e vídeos gratuitos, mas conhecimentos mais profundos e específicos talvez exijam investimento em curso ou livros.

3 – CONHEÇA SUAS LIMITAÇÕES

limitations

Esse ponto para mim foi determinante. Depois de definir onde eu quero chegar e saber tudo o que seria necessário fazer, chegou o momento de me avaliar, de saber quais as minhas limitações, saber o que eu seria realmente capaz de fazer. Com isso eu consegui visualizar claramente as mudanças que eu teria que fazer, os pontos a melhorar e as coisas que eu teria que abrir mão.

Por exemplo, se para atingir minhas metas, meu trabalho exigisse que eu ficasse 4 horas ininterruptas concentrada em uma tarefa, eu não seria capaz de cumprir, tenho um filho pequeno, faço pausas no trabalho sempre que ele precisa de mim.

Saber o que você vai mesmo conseguir fazer é muito importante, evita que você dê voltas e voltas sem atingir seu objetivo.

Lembra que as metas têm que ser atingíveis? Apenas conhecendo seus limites e possibilidades você vai ter senso crítico para saber o que é real e dentro dos seus limites.

4 – ORGANIZE-SE

organized-desk

Nada, nada mesmo, tem sucesso sem organização.

Não é por que você vai trabalhar em casa que vai ser de qualquer jeito. Sem essa de trabalhar de pijama nem esparramado no sofá.

Prepare o ambiente para trabalhar, deixe tudo o mais profissional possível. Se der, que seja em um lugar isolado, pode ser no seu quarto ou outro cômodo que possa ser usado como escritório, mas se não tiver um lugar reservado, pode ser na sala ou mesa de jantar mesmo, desde que você cuide para que durante o seu trabalho, tudo esteja limpo e apenas com o que você vai efetivamente usar.

Aqui em casa nós temos um escritório, mas eu optei por trabalhar na sala para ficar perto do meu filho, ele ainda é pequeno e tenho que ficar ligada nele.

5 – AGENDA

person-writing-in-appointment-calendar

Meu trabalho só começou a render mesmo quando eu passei a fazer e seguir a minha agenda, na verdade são várias, eu era bem indisciplinada quanto a isso, tenho que confessar. Mas lá na fase de me avaliar, percebi que isso era realmente um problema que eu tinha que resolver.

Hoje eu tenho uma agenda diária, com todas as tarefas que serão feitas no dia posterior, já as coloco na ordem que devem ser feitas de acordo com a prioridade. A minha última atividade do dia é preparar a agenda do dia seguinte, assim fica bem mais fácil, é só seguir a programação e pronto. As tarefas que eu não consigo realizar hoje, transfiro para a agenda de amanhã.

Tome cuidado para não agendar mais atividades do que é capaz de fazer, eu comecei com um número menor de coisas a fazer e fui aumentando o ritmo aos poucos.

Eu também tenho uma agenda semanal, ela tem os objetivos daquela semana e as atividades necessárias para atingir esses objetivos, eu detalho e organizo na agenda diária.

A agenda mensal é para os objetivos gerais que eu quero atingir naquele mês.

Primeiro eu faço a agenda mensal, divido os objetivos por semana e as atividades detalhadas vão para a agenda diária.

É assim que eu faço e dá muito certo para mim, você pode fazer as adaptações necessárias para que dê certo para você também. Eu gosto mais de usar agendas e cadernos, gosto de escrever, mas você pode usar aplicativos e programas, faça do seu jeito!

6 – ROTINA

timeflies

O maior erro de quem quer trabalhar em casa é achar que vai fazer tudo o que quiser, quando quiser e como quiser… a decepção é grande para quem pensa que vai ser assim.

Acordar a qualquer hora, ficar ligado na novela, ir para o salão no meio da tarde… o dia passa muito rápido e sem uma rotina estabelecida, a gente não tem hora para começar nem para terminar o trabalho, acaba atropelando várias partes importantes do dia e no final, não vai conseguir ver os resultados do seu trabalho.

Veja direitinho tudo o que você precisa fazer, ponha tudo no papel para conseguir visualizar todas as suas tarefas, no meu caso, listei as tarefas de casa (alimentação, limpeza, compras…), as necessidades do meu filho (deixar e buscar na escola, tarefas…), trabalho, também coloquei na lista, um tempo reservado para minha mãe, meu marido, e claro, pra mim mesma.

Eu pude agrupar umas tarefas, eliminar outras, mudar o jeito e/ou a frequência em que eu fazia algumas. Tomei um susto quando eu vi quanta coisa eu fazia, e muitas dessas coisas na verdade eu não precisava fazer ou poderia fazer de outro jeito, em outro horário, enfim, fiz alguns ajustes e tornei minha rotina bem mais otimizada.

Hoje eu tenho um horário certo para acordar, sei exatamente o que eu preciso fazer, não perco tempo fazendo algo que na verdade nem precisa ser feito hoje.

Claro que as vezes acontece alguma coisa que me faz mudar a programação do meu dia, mas com tudo organizado eu consigo me adaptar mais facilmente e dou conta de tudo sem maiores prejuízos para o meu dia.

7 – SEU TRABALHO PRECISA SER RESPEITADO

believeinyouself

Trabalhar em casa, principalmente pela internet, ainda é algo complicado das pessoas entenderem, acabam achando que podem ligar para você a qualquer hora, ir a sua casa, pedir para você fazer coisas, sem achar que estão atrapalhando seu trabalho, afinal você está em casa mesmo…

Você precisa convencer sua família e seus amigos de que seu trabalho é sério, que exige disciplina, que você é seu patrão e que para dar certo mesmo você tem que ter muito, muito, muito… muito comprometimento.

Esse respeito é você quem tem que impor, converse com eles, explique que você vai se dedicar a um projeto que só depende de você para dar certo e que precisará contar com a compreensão e colaboração deles. Quando eles virem seu empenho e disciplina, vão perceber que seu trabalho é realmente sério e importante para você.

Durante meu horário de trabalho eu deixo o celular no silencioso e evito atender ligações, aos poucos as pessoas próximas começaram a entender que estou trabalhando, que não posso parar para atender e que eu vou retornar as ligações assim que terminar minhas atividades.

Para concluir quero lhe dizer por mais difícil que pareça no começo, com determinação você vai conseguir.

Essa foi a fase mais difícil para mim, mas hoje depois que apliquei as dicas acima, eu consigo trabalhar em casa, mesmo com filho pequeno, marido, mãe, amigos, cachorro, jaboti, patos (só para esclarecer, não moro em uma fazenda, é que somos uma família grande e com integrantes de várias espécies). Não são poucas as vezes que tenho minha mesa invadida por carrinhos, trens e outros brinquedos, mas entendo que meu filho quer minha atenção, não tem como ele entender ainda que mesmo estando em casa, eu não posso dar atenção a ele o tempo todo.

Ah, outra coisa importante, não se sobrecarregue e não se sinta incompetente por não dar conta de tudo, você não é um super-herói, tem suas limitações, mas isso não lhe torna fraco nem incapaz.

Sejam quais forem os desafios que você tenha que enfrentar, vá com fé e muita confiança em você.

Espero sinceramente que a minha experiência possa lhe ajudar. Deixe sua opinião e dúvidas nos comentários, vou responder com certeza!

Abraço e Sucesso Sempre!!!!!

Eu Sou Ângela Aguiar E Quero Lhe Ensinar A Montar Seu Negócio Online Totalmente Do Zero E Com Baixo Risco.

Ângela Aguiar

Empreendedora digital, casada e mãe. Trabalhei muitos(muitos) anos no mercado tradicional mas descobri no Marketing Digital a oportunidade de realizar um trabalho que me permite construir uma carreira sólida, ajudar pessoas com meu trabalho, ser muito bem remunerada e conseguir exercer a minha maior felicidade: estar presente na vida diária do meu filho e acompanhar de perto seu desenvolvimento.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *