6 Passos Simples Para Criar Seu Blog

Oi leitor amigo! Tudo bem com você?

Já pensou em ter um blog para chamar de seu? Onde você pode falar do seu jeito sobre seus assuntos preferidos? E ainda educar, orientar ou entreter seus leitores?

Ou caso você já tenha um negócio físico, poder ter um canal próprio para orientar e até fidelizar seus clientes.

little boy playing outdoors with a laptop

É legal, não é?

Eu estou gostando muito dessa minha vida de blogueira-iniciante. Vejo muitas pessoas com vontade de ter um blog também, mas acabam nem tentando pois acham que é muito difícil, é caro ou exige conhecimentos técnicos avançados que só os profissionais de TI têm.

Se você também pensa assim, continue lendo que você verá que ter seu próprio blog é mais fácil do que parece. Como eu não minto para você, não vou dizer que em 15 minutos você terá um blog prontinho (acredite, eu já caí nessa conversa e descobri na marra que não é bem por aí…), mas também não é algo tão difícil assim. Nada que um pouco de dedicação não resolva.

Eu fiz uma sequência simplificada (beeeeem simplificada mesmo), apenas com os passos realmente necessários para a criação do seu blog.

Sem rodeios, vamos lá:

1 – ESCOLHER O ASSUNTO

blog-posts-and-ideas

Esse é o primeiríssimo passo que você precisa dar, escolher o assunto que você vai tratar no seu blog.

Escolha falar sobre algo que você gosta. Para ter um blog legal, você vai precisar se dedicar bastante, então essa é uma das etapas que eu considero mais importante, a gente sabe que quando fazemos o que gostamos, nosso rendimento é maior, a qualidade é melhor e até nem vemos o tempo passar.

Já pensou na dificuldade que deve ser produzir artigos sobre assuntos que você não gosta?

 * DICA *

Liste seus temas preferidos, aqueles assuntos que você gosta de pesquisar na internet, que adora conversar com seus amigos, que você passaria horas e horas falando numa boa.

Não escolha um assunto que não lhe agrada só porque que está na moda. Você vai perder o entusiasmo e o que deve ser um prazer vai virá uma tortura. As chances de você não conseguir produzir com qualidade e até de desistir do blog são altas.

2 – ESCOLHER O DOMÍNIO

Choosing-The-Best-Real-Estate-Blog-Domain-Name

É o seu endereço na internet. É o registro oficial da sua marca, blog ou site no mundo virtual.

Nem sempre é muito rápido fazer essa escolha, você tem que encontrar um nome legal e que passe a ideia geral do que seu blog vai falar.

No caso do Nova Mente Digital, escolhi esse domínio porque ele passa a ideia de uma nova mentalidade, uma nova forma de trabalhar e construir seu sucesso na internet.

* DICA *

Escreva todas as palavras ou expressões que transmitam a ideia do que você pretende passar com seu blog. Então, pesquise no Google as opções que ainda não têm registro, veja na imagem abaixo o exemplo de uma busca por um domínio ainda não registrado.

sitesemregistro

3 – REGISTRAR O DOMÍNIO

Technology Still Life of WWW Wooden Block on Computer Keyboard.

Agora que você já escolheu seu domínio, chegou a hora de fazer seu registro. Comparando de forma bem simples, é como registrar sua empresa burocraticamente, com toda papelada e CNPJ. Registrar seu domínio garante a identidade virtual da sua marca.

Seu domínio pode ser nacional, terminado com .COM.BR (seudomínio.com.br) ou internacional, terminado com apenas com .COM (seudomínio.com).

Os registros de domínios têm validade mínima de 1 ano, mas durante o registro você pode escolher um período maior. Custam em média R$ 30,00 a anuidade.

As principais opções para registrar seu domínio são:

Registro.br  e Hostgator

Essas são as opções que eu já usei e sou completamente satisfeita com os serviços que eles me prestam, por isso eu me sinto confortável para lhe indicar. Mas você pode pesquisar outras boas opções disponíveis no mercado.

O processo todo é bem simples e intuitivo.

4 – HOSPEDAR SEU SITE

domain-hosting.s600x600

Escolhido e registrado seu domínio, agora você deve escolher um local para armazenar os arquivos do seu blog, você precisa contratar um bom plano de hospedagem de sites. Com a hospedagem, seu blog fica acessível por qualquer pessoa no mundo que digitar seu domínio.

A hospedagem garante que o seu site estará acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Com certeza existem ótimas empresas que oferecem planos de hospedagem, mas eu só gosto de falar aqui sobre o que eu conheço, então vou lhe indicar a Hostgator que é a empresa que eu uso para hospedar meus blogs, eles têm um suporte muito bom que me ajudou sempre que precisei.

5 – ESCOLHER A PLATAFORMA

what-best-blogging-platform-how-to-choose-which-one-to-use

Com tudo resolvido sobre o seu domínio, você deve escolher a plataforma, que são serviços oferecidos pelas empresas para a criação de blogs e gerenciamento de conteúdo, também conhecidas como CMS (Content Management System ou em bom português: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Existem muitas disponíveis, escolhi as 3 mais usadas para você conhecer:

Blogger

É um serviço do Google, a segunda preferida entre os blogueiros. Não tem versão paga, todas as ferramentas e templates são grátis. É uma plataforma de uso online.

É uma boa plataforma, há muitos blogs de sucesso feito no Blogger, mas ele não oferece funcionalidades mais avançadas, o que acaba limitando um pouco o blogueiro.

Tumblr

Tem um visual muito simples e amigável, é uma das plataformas mais conhecidas para criar blog grátis. Sua principal vantagem é a facilidade para criação de conteúdo.

Muito simples, funciona online sem necessidade de instalações.

WordPress

Sem dúvidas é o serviço de blog mais usado no mundo pelas facilidades que oferece, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam conhecimento de HTML.

Tem uma versão paga e outra gratuita. Tem muitos recursos, oferece controle completo sobre o conteúdo postado, comentários, estatísticas de acesso, personalização avançada…

Seu grande diferencial são os plug-ins que adiciona funcionalidades ao seu blog. Tem código aberto. Conta com muitas opções de temas gratuitos.   

A interface é muito simples, intuitiva e personalizável.

6 – ESCOLHER O TEMA

responsive-wordpressdotcom-e1358480556937

Chegamos ao ponto que deixa muita gente em dúvida, escolher o layout do seu blog. O tema (ou template) é um fator que eu considero decisivo para o sucesso de um blog.

Não conteúdo de qualidade que sobreviva a um layout pesado, sem personalidade e desorganizado.

Há temas gratuitos e pagos, a sua escolha depende do que realmente você quer com o seu blog.

Se você quiser um blog amador, que você vai atualizar sem muita frequência e sem pretensão de viver dele um dia, um tema grátis vai lhe servir muito bem. Com paciência para procurar e testar, você vai encontrar vários temas grátis de muita qualidade.

Mas cuidado pois não há exclusividade com tema grátis, como eles são usados em muitos outros blogs, você pode dar de cara com um blog quase gêmeo idêntico do seu por aí. Mas com criatividade é possível deixar seu blog com um layout menos comum, vai dar um trabalhinho, mas é possível sim.

Para um blog profissional, voltado para geração de renda, o mais indicado mesmo é um tema pago, os famosos Premium ou Pro.

Além de poder contar com o suporte do desenvolvedor, seu blog será mais fácil de personalizar e terá um layout menos comum, lembrando que com um tema pago também é possível encontrar outro blog parecido com o seu, mas as chances são infinitamente menores do que usando um tema grátis.

Com recursos mais acessíveis, maior facilidade na configuração, você também terá um blog mais responsivo e organizado.  

O processo de instalação do tema é bem intuitivo e fácil de fazer. Quanto a configuração, o próprio desenvolvedor disponibiliza material explicativo.

O Nova Mente Digital é WordPress, eu uso a versão gratuita, mas com tema pago.

Conheça o tema que eu uso aqui no Nova Mente Digital.

Confesso que primeiro acreditei nos falsos relatos de que criar e configurar um blog é mais fácil que andar para a frente. Depois vi não era assim tão fácil, mas também não era tão difícil e até me surpreendi com os resultados.

No começo parece que a gente não vai conseguir, mas com paciência e alguns tutoriais no Google dá tudo mais que certo.

Esses são os passos que você tem que seguir para criar um blog.

Espero realmente que esse artigo seja útil para você.

Me diz o que você achou e deixe suas dúvidas que eu responderei com certeza!

Abraço e Sucesso Sempre!!!!!!!

Eu Sou Ângela Aguiar E Quero Lhe Ensinar A Montar Seu Negócio Online Totalmente Do Zero E Com Baixo Risco.

Ângela Aguiar

Empreendedora digital, casada e mãe. Trabalhei muitos(muitos) anos no mercado tradicional mas descobri no Marketing Digital a oportunidade de realizar um trabalho que me permite construir uma carreira sólida, ajudar pessoas com meu trabalho, ser muito bem remunerada e conseguir exercer a minha maior felicidade: estar presente na vida diária do meu filho e acompanhar de perto seu desenvolvimento.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *