Aprenda E Aplique – Marketing Digital GRÁTIS Para O Seu Negócio Físico

Olá, como vai?

Hoje venho conversar com você sobre uma falha que vejo muitos empreendedores cometendo: não usar estratégias de marketing digital em negócios físicos. Acredito que é por falta de conhecimento, há muitas informações sobre esse assunto na internet mas à primeira vista pode parecer complicado. Então fiz um resumo bem interessante com o básico para você entender e começar a aplicar sozinho.

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Continue comigo até o final para acompanhar as dicas que eu separei para lhe ajudar a usar o marketing digital no seu negócio físico.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, antes de fazer uma compra comparam preços na internet, para aprender uma receita veem um vídeo no YouTube, até mesmo para consultar a bula de um remédio pedem uma ajudinha ao Google. Se você tem um negócio físico, seja uma lanchonete, salão de beleza ou loja de acessórios para carro, é melhor tratar logo de marcar presença na internet.

O marketing digital ainda está dando seus primeiros passos aqui no Brasil, é compreensível que a maioria dos empresários ainda não tenha conseguido visualizar o potencial gigante do marketing digital para os seus negócios físicos.

A primeira coisa a mudar é a ideia de que a internet é para negócios com estrutura online, como lojas virtuais por exemplo. O marketing digital pode (e deve) ser aplicado em qualquer negócio físico ou prestação de serviços.

As pessoas que vão ao shopping comprar sapatos são as mesmas que pesquisam por modelos e comparam preços nas sapatarias online.

As empresas que aplicam o marketing digital já colhem os frutos por reconhecerem essa oportunidade antes da maioria.

Uma pequena loja física de doces por exemplo, que tem uma sede planejada, organizada, com bons produtos e preços atrativos, que tem uma boa localização, tem uma porta de entrada por onde os clientes entram. Mas quando essa loja aplica o marketing digital e passa a estar presente no ambiente virtual, ao invés de uma, agora tem várias portas de entrada para atrair cada vez mais clientes. Uma porta para cada estratégia adotada, a porta do e-mail marketing, a porta do Facebook, a porta do YouTube, a porta do Google Adwords.

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Agora, se você é um pequeno empresário ou um profissional autônomo, sem recursos para contratar uma agência de marketing digital, como vai fazer para sair na frente dos seus concorrentes?

Calma… calma, não precisa se desesperar. Eu separei 5 dicas muito simples e fáceis de aplicar no seu negócio, seja ele qual for.

1 – SITE OU BLOG

Eu considero esse o primeiro passo. Eu gosto muito das possibilidades que um blog oferece, é um canal que pode aumentar muito a visibilidade da sua empresa e lhe ajudar a criar um relacionamento com seus clientes que vai além do serviço prestado ou do produto vendido.

Um blog é relativamente fácil de criar e configurar, até para quem não tem conhecimentos. Além de se conseguir colocar um bom blog no ar com custo bem menor. Já o site institucional, exige a contratação de um desenvolvedor, o que eleva os custos.

Eu não tinha nenhum conhecimento sobre blogs antes de criar os meus, e se eu consegui, você também vai conseguir.

Mas somente ter um site não resolve tudo, é preciso atrair visitantes. Para isso você deve mantê-lo atualizado e com conteúdo que ajude seu público de alguma forma, com dicas, tutoriais, explicações.

Com um blog é possível interagir com seus leitores através dos comentários, é um excelente feedback.

2 – SEO (Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca)

É o conjunto de técnicas para tornar os sites mais amigáveis para os mecanismos de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do seu site para que ele fique melhor posicionado nos sites de busca, que são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet.

Aparecer ou não nos resultados das buscas no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Exemplo: Uma pessoa mudou recentemente para o mesmo bairro onde fica sua lanchonete, a fome aperta e como não conhece ninguém na vizinhança, faz uma busca no Google por: lanchonete em bairro A. Ela encontra o seu blog e pronto sua lanchonete ganha mais um cliente.

3 – FACEBOOK

Um aliado com custo zero. Construir uma boa reputação no seu mercado e atrair o público das redes sociais é uma estratégia mais poderosa do que muitos empresários pensam.

Crie uma página para seu negócio. Nada de usar seu perfil pessoal para isso. Sua página vai funcionar como a sua vitrine virtual.

Capriche na escolha das imagens, seja criativo. Faça postagens constantemente, publicações diárias são o ideal.

Incentive o engajamento dos seus seguidores, interaja o máximo e produza uma comunicação agradável e objetiva. Comentários, curtidas e compartilhamentos atingem os amigos dos seus seguidores e ajudam a propagar sua marca.

4 – YOUTUBE

Segundo maior mecanismo de buscas da internet.

A produção de vídeos segue a mesma estratégia que já falei acima na dica sobre blog, gerar conteúdo de qualidade e entregar valor para atrair pessoas que já usam o YouTube e transformá-las em clientes.

Crie um canal para o seu negócio, novamente não vale usar o seu perfil pessoal, a ideia é passar profissionalismo para gerar credibilidade.

Faça vídeos curtos, fale sobre assuntos do seu mercado, ensine, informe, dê dicas e tire dúvidas. Aqui também há um forte engajamento e se relaciona com seu público através dos comentários.

No início pode parecer até um pouco assustador gravar um vídeo, mas por experiência própria eu lhe afirmo que depois de gravar pela 5ª vez o mesmo vídeo, você vai se sentir bem mais confiante e confortável.

Não se avalie muito, não ligue para os muitos defeitos que você vai achar no seu desempenho, você não está acostumado a se ver como os outros lhe veem. Mas fique tranquilo que a grande maioria desses defeitos nem são percebidos pelos outros, só você consegue perceber.

Com a prática você vai ter resultados cada vez melhores.

5 – E-MAIL MARKETING

É a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, mas não é SPAM. Aqui há o consentimento do cliente pois ele mesmo opta por receber os seus e-mails. Permite ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento e parar de receber seus e-mails.

É uma opção de publicidade rentável e econômica. Uma forma bem simples de se conectar e ser lembrado, já que, segundo o IBGE, o e-mail é o principal motivo de acesso à internet no Brasil.

Campanhas de e-mail marketing podem atrair pessoas para o seu blog, aumentar o número de vendas e estreitar o relacionamento com seus clientes.

Peça as pessoas para deixarem seus e-mails no seu blog, nunca compre listas de e-mails. Além de não funcionarem, elas podem criar uma imagem negativa da sua marca.

Evite e-mails longos, seja direto, gentil e pessoal.

Para usar o e-mail marketing, você precisará de uma ferramenta de e-mail marketing. Há boas opções pagas e gratuitas.

Separei uma grátis e outra paga entre as que eu considero mais simples de usar e com melhor retorno, são sugestões que você deve pesquisar, avaliar entre várias opções para então escolher a que melhor corresponde as suas necessidades. São elas:

Grátis:

E-Goi (conheça melhor aqui)

Ferramenta em português (de Portugal), muito usada no Brasil. Tem uma interface muito fácil de usar, é bem intuitiva mesmo. Tem muitos recursos, oferece vários treinamentos, o que é maravilhoso para quem está começando.

Você pode começar na versão grátis, que permite até 500 e-mails, que é ótimo para quem está iniciando com marketing digital, quando você precisar enviar para um número maior de pessoas, você migra para um plano pago ou para outra ferramenta.

Paga:

LeadLovers (conheça melhor aqui)

Ferramenta brasileiríssima, oferece uma infinidade de funcionalidades e muitas aulas em vídeo ensinando a usar seus recursos.

É a ferramenta mais completa que já usei, tem tudo que você precisa para coletar e-mails e se comunicar com seus clientes de forma organizada e simples. Vale de mais a pena. Oferece uma verdadeira máquina de vendas.

O menor plano é mais que suficiente para começar, custa R$ 154,00 e é para 5.000 e-mails, também oferece notificações via Facebook, máquinas personalizadas, gerenciamento de leads (e-mails), projetos e domínios ilimitados, área de membros (EAD), programa de afiliados, entre outras funcionalidades.

 Com essas dicas eu espero que você veja que é possível sim usar marketing digital no seu negócio de uma forma bem profissional, claro que para isso você tem que se dedicar a aprender sobre esse universo tão novo e que pode impulsionar seu negócio.

Procure e pesquise sobre essas dicas, há muito, muito mesmo, conteúdo gratuito e de qualidade disponível em blogs e canais no YouTube para você aprender e aplicar no seu negócio.

Espero lhe ajudar com o conteúdo de hoje, que ele seja seu ponto de partida para um novo passo no seu negócio.

Me diz o que achou e deixe suas dúvidas nos comentários!

Abraço e Sucesso Sempre!!!!

Eu Sou Ângela Aguiar E Quero Lhe Ensinar A Montar Seu Negócio Online Totalmente Do Zero E Com Baixo Risco.

Ângela Aguiar

Empreendedora digital, casada e mãe. Trabalhei muitos(muitos) anos no mercado tradicional mas descobri no Marketing Digital a oportunidade de realizar um trabalho que me permite construir uma carreira sólida, ajudar pessoas com meu trabalho, ser muito bem remunerada e conseguir exercer a minha maior felicidade: estar presente na vida diária do meu filho e acompanhar de perto seu desenvolvimento.

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2 Comentários

  1. Ótimo post, conteúdo relevante.
    Depois da uma espiada na minha página que eu também tenho algo muito interessante, eu ensino como capturar contatos, sem precisar capturar e-mails, realmente inédito, tenho certeza que você vai gostar.
    O endereço esta linkado ai no meu nome.

    • Ângela Aguiar

      Obrigada Anderson.
      Vou passar lá sim!

      Abraço

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